Uma das favoritas ao título do 'Dança dos Famosos 2025', Manu Bahtidão publicou um vídeo extenso no início da noite deste sábado, dia 15 de novembro, abrindo seu coração em relação ao diagnóstico de autismo do filho Theo, de apenas 9 anos, fruto do seu casamento com o empresário e produtor Anderson Halliday.
No vídeo de mais de 7 minutos, Manu, cujo antes e depois é impressionante, revelou que recebeu o diagnóstico há cerca de duas semanas, mas que as investigações e exames médicos já vinham acontecendo há alguns anos: "Nada do que estou passando, nem o que vou falar aqui, é fácil. Tem sido difícil, mas acredito que isso pode ajudar muitos pais que passam pelo mesmo processo silencioso que eu vivi", confessou.
Segundo a cantora, os sintomas tradicionais do autismo não eram apresentados pelo filho: "Foram anos investigando para chegar ao fechamento desse diagnóstico. Ele não tem seletividade alimentar, me acompanha nos shows, mesmo com o som incomodando ele. O Theo é muito carinhoso e amoroso com as pessoas. Por conta disso, demorou bastante para recebermos o diagnóstico, mas finalmente ele chegou".
"Eu tinha muito medo de procurar esse tipo de diagnóstico, por falta de conhecimento, mesmo, e o medo de como tudo isso iria afetar a minha vida e a dele", confessou Manu Bahtidão, revelando que, desde que o filho tinha um ano e meio, passou a apresentar os primeiros sinais com dificuldades na fala. Outro sinal de alerta, segundo a artista, foi a ecolalia (repetição de palavras ou frases que ouve) e a forma com que ele brincava com seus brinquedos.
No relato, ela informou que Theo não gosta do ambiente escolar e, por isso, enfrenta algumas dificuldades na escola. No entanto, o filho apresenta talento musical e facilidade em falar inglês: "Ele tem uma habilidade musical, também, gigantesca. Desenha muito bem, ele é um artista nato, e ele fala que ele quer criar o próprio videogame game dele", disse.
No decorrer do vídeo, Manu Bahtidão abriu seu coração sobre a reação sobre o diagnóstico de autismo do filho: "Para mim, foi meio que um 'choque de realidade'. Chorei e fiquei pensativa, mas, ao mesmo tempo, me trouxe tranquilidade por, hoje, saber, de repente, o caminho a seguir com o Theo e com o tratamento dele", disse.
"Esse diagnóstico é uma prova de amor, principalmente para as famílias, porque, com isso, a gente aprende a lidar e entende as frustrações, por exemplo, do meu filho, que na escola tem dias em que não vai bem. O diagnóstico veio para libertar a gente. Com isso, descobrimos um novo mundo, um apoio e uma rede gigantesca de pais e mães atípicos", disse a voz do hit 'Daqui pra Sempre'.
Assista ao vídeo: